quarta-feira, 28 de setembro de 2011

PREMAC E CULTURA / DIRECÇÃO - GERAL DO PATRIMÓNIO


O artigo é de Luis Raposo, e é sobre a Direcção-Geral do Património que de acordo com o Relatório do PREMAC é organismo a criar, e foi publicado no jornal Público de 20 de Setembro. O titulo e o fim:

Será que o progresso há-de surgir através de uma designação/conceito antigo? É legítima a desconfiança   
A nova Direcção-Geral do Património Cultural: recuo ou avanço?  

 «(...) Em suma: se a nova DGPC tiver como orientação, e disso não se arredar, manter serviços centrais ligeiros, com funções normativas e inspectivas; se as funções fiscalizadoras e interventivas forem exercidas por serviços com maior capacidade operacional (não necessariamente as actuais DRC, repito, onde se misturam injustificamente todos os campos da Cultura, em prejuízo da capacidade técnica daqueles que verdadeiramente precisam de intervenção diversificada no território e em benefício do comissariado político); e se, principalmente, for novamente conferida maior autonomia estratégica e de vida corrente aos serviços que verdadeiramente dão a cara perante os cidadãos e hão-de existir muito para além da espuma dos dias, os museus e palácios nacionais, os arquivos e as bibliotecas; se tudo isto for feito… então já me contentarei, assinalando ainda um efeito colateral muito benéfico deste futuro-passado: a administração do património cultural, a conservação, valorização e divulgação dos acervos históricos da Nação, volta a integrar a esfera da administração directa do Estado, de onde nunca deviam ter saído, não fora o desvario da anterior governação.
 Não peço o Céu, pois. Resigno-me até a que a nova DGPC se limite a recuperar o que o marcelismo e o PREC já tinham alcançado, nos seus respectivos tempos. Se for mais longe, lançarei foguetes.»
  
Luis Raposo - Arqueólogo Actual
presidente da Comissão Nacional Portuguesa do Conselho
Internacional dos Museus ICOM e antigo presidente da
Associação Profissional de Arqueólogos APA
O artigo completo.

Sem comentários:

Enviar um comentário