quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TANTA INFORMAÇÃO!


Ao navegar-se pelos orgãos de comunicação social online pode ler-se esta  notícia (na circunstância no DN) ou equivalente:
Apoios aos artistas já estão 'online'
A Direção-Geral das Artes (DGA) passou, desde ontem, a publicar na Internet a lista dos apoios concedidos às entidades culturais financiadas pela Secretaria de Estado da Cultura (SEC). Em comunicado o SEC afirma que objectivo é "implementar uma política de transparência". Passam assim a estar disponíveis em www.dgartes.pt "todos os valores auferidos pelas estruturas artísticas entre Janeiro e o final de Agosto de 2011". Estes dados serão actualizados mensalmente. No âmbito da medida, este organismo pretende ainda "iniciar um processo de monitorização e avaliação do trabalho efectuado pelas entidades beneficiárias, cujo resultado final esteja acessível de forma clara e transparente a todos os cidadãos, sem obstáculos". A DGArtes disponibilizou até agora cerca de 11,42 milhões de euros.  
Fixemo-nos nos apoios concedidos, e a pergunta que se impõe: mas no memso site da DGARTES já não estão divulgados os apoios concedidos? Parece que sim, como se pode confirmar em «Apoios às Artes» . Ilustração mais detalhada  para o caso do Teatro. E agora temos mais isto. Ora, isto, se bem se percebe, é a situação do que já foi pago - auferido na linguagem do comunicado. (E concedido foi antes). Já agora, por lei, os Organismos também têm de publicar regularmente no DR os apoios que vão sendo concretizados. Eventualmente, o que seria interessante, a bem da tal transparência, era saber-se dos critérios seguidos na calendarização dos pagamentos. E acabar com duplicações, triplicações... E toda esta explicação porque fomos contactados por agentes culturais interessados que não estavam a perceber do que é que se estava a tratar. Pronto, é esta a leitura do Elitário para Todos. Quem souber mais é só dizer que nós publicamos.

Sem comentários:

Enviar um comentário