Obras proibidas e censuradas no Estado Novo
EXPOSIÇÃO | 3 maio - 3 set. '22 | Área de Referência | Entrada livre
Que livros não se podiam ler durante o Estado Novo? Esta mostra revela,
pela primeira vez, um conjunto de exemplares originais apreendidos e proibidos
de circular pelos Serviços de Censura, que foram recuperados da sua biblioteca
e que apresentam marcas e rasuras feitas pelos censores.
A exposição é complementada com relatórios de leitura escritos pelos censores,
bem como algumas obras proibidas de ir à leitura na Biblioteca Nacional. Na
Sala de Projeção, os visitantes poderão ouvir a peça sonora No
Escuro e à Escuta: A Censura e a Propaganda no Estado Novo, de Sofia
Saldanha, que colige testemunhos de Luís de Sttau Monteiro, José Cardoso Pires
ou Bernardo Santareno, telefonemas entre censores e entrevistas a pessoas
anónimas.
De 1934 a 1974, a censura oficial do Estado Novo produziu mais de 10.000
relatórios de leitura aos livros de autores portugueses, lusófonos, e
estrangeiros, em edição original ou tradução, que entravam e circulavam em
território nacional. De entre as obras que a Censura autorizava, aprovava
com cortes, proibia, dispensava, ou proibia para mais tarde autorizar,
mostra-se agora uma seleção de cerca de um décimo desses raros artefactos
culturais que chegaram até nós e que contam várias histórias sobre o controlo e
a regulação da vida literária e cultural em Portugal, durante grande parte do
século XX. Tal como o «letricídio» que o investigador Fernando Larraz
identificou em relação à censura franquista, as obras expostas demonstram o
atentado que o regime de Salazar e Caetano cometeu deste lado da fronteira.
Acusados de serem imorais, pornográficos, comunistas, irreligiosos,
subversivos, maus, antissociais, dissolventes, anarquistas ou revolucionários,
os livros examinados pela Censura abrangem áreas como as artes plásticas,
ciências naturais, ciência política, economia, educação, geografia, filosofia,
história, literatura, música, sociologia, religião, entre outras. Os censores
proibiram especialmente as obras marxistas-leninistas, eróticas ou de educação
sexual, e, nas décadas de 1940 e 50, a literatura neorrealista.
De entre os livros proibidos da Biblioteca da Censura, encontram-se obras de autores como Jorge Amado, Natália Correia, Orlando da Costa, Vergílio Ferreira, Carmen de Figueiredo, Daniel Filipe, Tomás da Fonseca, Soeiro Pereira Gomes, Manuel Teixeira Gomes, Egito Gonçalves, Maria Lamas, Teixeira de Pascoais, Cardoso Pires, Graciliano Ramos, Alves Redol, Santareno, Miguel Torga, Louis Aragon, Italo Calvino, Mikhail Cholokhov, Colette, Joseph Conrad, Friedrich Engels, William Faulkner, Maksim Gorkii, Piotr A. Kropotkine, Lenine, André Malraux, Karl Marx, Friedrich Nietzsche, John Reed, John dos Passos, Françoise Sagan, Leão Tolstoi, Roger Vailland, ou Simone Weil.
A par da propaganda, da repressão exercida pelo Estado através da polícia
política, do clima de medo e autocensura, a atuação da Censura teve um impacto
incomensurável não só no desenvolvimento das mentalidades e na vida intelectual
do país, na produção e receção literárias, no quotidiano e obra dos escritores,
mas também no legado que deixou às gerações vindouras».
Álvaro Seiça
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