terça-feira, 23 de junho de 2026

QUEREMOS O SITE DA CORNUCÓPIA DE VOLTA | e não nos venham com explicações ... | AH ! TALVEZ PENSAR COMO ARQUIVAR A WEB NA ESFERA DA CULTURA NOMEADAMENTE DAS «ARTES DA DGARTES» ...

 


É verdade o site da CORNUCÓPIA era uma das nossas fontes de informação. E uma referência para o que devemos ter sobre a memória dos nossos AGENTES CULTURAIS. A ele recorríamos para tudo: desde logo, para nos deleitarmos com a depuração da «imagem», pela síntese do que nos contava o que só estará ao alcance de alguns. Para vermos os belos CARTAZES da Cristina Reis. Do que nos proporcionaram ao longo dos anos - este verdadeiro TEATRO NACIONAL - partíamos para a historia da nossa VIDA TEATRAL ... E lá nos era dito sem rodriguinhos porque tinham fechado ... Fazendo o que nos era habitual em linha com o que recomendávamos (ver imagem acima) e  impulsionados pelo lema do Festival de Teatro de Almada 2026 lá fomos em busca da «A GAIVOTA». Choque: deparamos com o «NOT FOUND» da imagem inicial.
Não temos dúvidas que haverá múltiplas justificações (nomeadamente ao jeito da Governante da Cultura em part time na sua sanha  Administração Legalista), mas poupem-nos: o que está em causa é a questão da MEMÓRIA DAS ARTES DA DGARTES e como arquivar a sua WEB. E como transformar SITES COMO OS DA CORNUCÓPIA EM PATRIMÓNIO IMATERIAL (eventualmente em tempos de IA até teremos de encontrar outra designação) DE DOMÍNIO PÚBLICO. Não nos resignemos deem-nos de volta o SITE DA CORNUCÓPIA - «um luxo» para todos ... Elitário Para Todos.
*
*   * 

Neste momento não temos tempo (talvez seja mais verdadeiro dizer não nos apetece) relacionar, mais ou menos esmiuçando, (não faltará ocasião), o que aconteceu ao Legado da Cornucópia com o que  recentemente temos escrito  e lido sobre matérias afins, como o seguinte:
 

 
 
 
*
*   * 

Não resistimos, porque isto anda tudo ligado - e já 
que estamos em tempo delas, 
é como as cerejas - reparemos nesta notícia:

 

*
*   *

 «do fim da Cornucópia»




Excerto «O anunciado encerramento do Teatro da Cornucópia é, do ponto de vista artístico, um acontecimento negativo de proporções gigantescas, sendo as causas de tal facto um escândalo que envergonha o país e quem o governa. O poder, qualquer que ele seja, inscreve sempre, como tem sido dito e repetido, a cultura no final da lista das suas prioridades. (...)».

 

Sem comentários:

Enviar um comentário