*
* *
Com o devido respeito pelos Senhores e Senhoras Deputados/as
a RECOMENDAÇÃO chega-nos um pouco confusa e não pode ser, obviamente tem de levar a sínteses. Desde logo, não é de estranhá-la? Tudo cruzado, será a PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DIGITAL na sua globalidade que está em causa (e se ainda não é digital temos de digitalizar o papel). Será que o GOVERNO ESQUECEU ESTA DIMENSÃO ? Fomos procurar do que há institucionalizado:
Presidência do Conselho de Ministros, 12 de dezembro de 2024.
— O Primeiro-Ministro, Luís
Montenegro.
Presidência do Conselho de Ministros, 4 de dezembro de 2025.
— O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro
Veja aqui
O Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional para 2026-2027, recentemente aprovado pelo Governo e publicado em Diário da República, inclui a FCT entre as entidades responsáveis pela execução de medidas estratégicas que impulsionam a transição digital em Portugal.
A FCT é corresponsável, juntamente com a ARTE, I. P., a ANI, S. A., a IP-Telecom, S. A., e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., pela implementação da medida 13.5 – “Acompanhamento de pilotos do futuro”, que abrange áreas como Computação Quântica, Robótica, Blockchain e Governação da Internet.
A FCT participa ainda, como entidade envolvida, em duas medidas: a 17.1 – “Implementação do Pacto de Competências Digitais”, da responsabilidade da ARTE, I. P; e a 18.1 – “Implementação do Programa Nacional das Raparigas nas STEM”, da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).
O Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional concretiza a Estratégia Digital Nacional (EDN), cujo objetivo é posicionar Portugal entre os países mais avançados da União Europeia em matéria de transformação digital.Publicado em 6 Janeiro 2026. Veja aqui, que nos leva a esta apresentação:
*
* *
Bom, estamos quase exaustos ao tentarmos saber se o institucionalizado «esqueceu» o que preocupa a Assembleia da República, e não vamos «meter férias» para o conseguir. Acreditamos nos nossos REPRESENTANTES NO PARLAMENTO. Egoisticamente, queríamos mesmo é que a QUESTÃO SAPO fosse resolvida (e já agora por solidariedade outras plataformas a passar pelo mesmo). (Uma declaração de interesses somos parte interessada porque abrangidos pelo fim dos blogues na Sapo ..., mas adiante). E a titulo de exemplo - e que exemplo! - não esqueçam a CORNUCÓPIA. E o mais alargado que denuncia.
*
* *
Para terminar, fomos mais atrás:
mais isto
Sem comentários:
Enviar um comentário