terça-feira, 2 de junho de 2020

«O CIRCO TRADICIONAL»|Quem trata dele no Ministério da Cultura?





«(...) Tudo porque os artistas de circo tradicional, ao contrário do que acontece com os profissionais do circo contemporâneo, foram deixados de fora dos apoios do Estado à cultura. E, dessa forma, um número muito significativo de trabalhadores e trabalhadoras foi posto de parte por não se enquadrar nos apoios existentes.
 Isto, apesar da lei 4/2008, de 7 de fevereiro, que aprova o regime dos contratos de trabalho e estabelece o regime de segurança social aplicável aos trabalhadores das artes do espetáculo, assim como a portaria 156/2017, de 21 de junho, que estabelece os procedimentos necessários para o Registo Nacional de Profissionais do Setor das Atividades Artísticas, Culturais e do Espetáculo (RNPSAACE), incluírem expressamente artista de circo e não referirem qualquer distinção entre circo contemporâneo e tradicional. (...)».


________________

E a pergunta inevitável: quem trata do «Circo Tradicional» no Ministério da Cultura?  Qual o historial  da intervenção do Ministério da Cultura/Secretaria de Estado da Cultura ao longo dos anos? ... E passe a ironia, para quem irá a Ministra da Cultura «xutar» o problema? O circo tem merecido a atenção do Elitário Para Todos, por exemplo, este post: 

RELEMBRAR O PASSADO NÃO SERÁ MAU... | A propósito de Circo, «novo» e «velho».





Sem comentários:

Enviar um comentário