quinta-feira, 18 de junho de 2020

«Profissionais da Cultura criam petição e "linha de apoio fictícia" para reclamar apoio real»




Excerto:
 «A Ação Cooperativista criou um abaixo-assinado a exigir uma "verdadeira Linha de Apoio de Emergência para o Setor das Artes e da Cultura", iniciativa que visa pressionar o Governo a dar resposta à situação "calamitosa" vivida pelos profissionais.
A par do abaixo-assinado criam uma "linha ficcional" de apoio de emergência, "ação simbólica" que tem por objetivo exigir "uma verdadeira" linha de apoio para o setor.
"É urgente o lançamento de uma Linha de Apoio de Emergência para o setor das artes e da cultura, com montantes e regras adequados à dimensão do setor, de apoio direto, a fundo perdido, não concorrencial e sem contrapartida de criação artística ou outra", lê-se no abaixo-assinado lançado hoje pela Ação Cooperativista, que já promovera o manifesto "Unidos pelo presente e futuro da cultura em Portugal", entre outras várias iniciativas de alerta para as dificuldades que o setor atravessa.
Segundo o grupo, o fundo "tem de dar resposta à situação calamitosa que vivem profissionais do setor e suas famílias", que se agravou com a pandemia, e que pôs a nu a sua "fragilidade sistémica", causada pela "suborçamentação crónica do Ministério que o tutela, pela falta de um enquadramento legal pelas Finanças e Segurança Social, em conformidade com a natureza da sua atividade, e agravada pela precariedade dos vínculos laborais que predominam nas artes e na cultura". (...)».

Sem comentários:

Enviar um comentário