sábado, 15 de julho de 2023

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CULTURA E NAS ARTES | entre as criticas e os verdadeiros perigos | DA GREVE DE HOLLYOOD AO QUE PRECISAMOS SABER SOBRE «AI»| MINISTÉRIO DA CULTURA FAÇA A SUA PARTE !

 

 (Capa do JL de 12 a 25 de Julho 2023)


(Recortes do trabalho de Leonel Moura no JL da capa acima)


 

Saiba mais


Um dos Painéis  da Conversa da Cerca .  Tirado daqui
«Os desenvolvimentos recentes no campo da Inteligência Artificial estão a mudar o debate em torno da criação de conteúdo, e o ChatGPT não é o único protagonista. São cada vez mais os programas capazes de gerar conteúdo original (texto, música, imagens) através da análise de gigantescas bases de dados que incluem, frequentemente, obras com direitos de autor.
Assiste-se actualmente a uma reflexão sobre a capacidade criativa das máquinas e sobre a relação entre a imaginação humana e a tecnologia. Como é que sistemas informáticos podem simular criatividade, ao procurar a resposta mais provável? A tecnologia beneficia a criação? A criação promove o desenvolvimento tecnológico?
O Encontro da Cerca deste ano visa aprofundar estes temas, recorrendo a intervenções de dois painéis, constituídos por investigadores e por criadores. A moderação estará a cargo de Karla Pequenino, jornalista de tecnologia do Público».


De lá:

«Plus de 70 ateliers pour entreprendre dans la secteur dynamique de la culture

Ilustração: «Table ronde «Réaliser des visites en ligne de musées: une innovation frugale au service du développement du public et du rayonnement des œuvres |        Table ronde «Focus sur les expositions phygitales et / ou conçues avec l’intelligence artificielle    Atelier «Comment construire un site internet au service de son activité? |  -   Atelier «Les tendances de la communication du spectacle vivant» |        Table ronde «Intelligence artificielle, quelle réalité pour la musique ? » |   Table ronde «France 2030: Culture et création en mutations » |        Table ronde «France 2030: expérience augmentée du spectacle vivant : rencontre avec 6 lauréats de l'AAP »|        Table ronde «Quelles actions pour favoriser la découvrabilité des contenus en ligne?» |        Table ronde «Les usages de la technologie blockchain dans la culture » |   Table ronde «Intelligence artificielle: quels enjeux pour le secteur culturel ? » |     Atelier «Conversation avec ChatGPT » |       Atelier «Les enjeux juridiques de l'intelligence artificielle dans le secteur culturel» |



*
*   * 
 
O que se tem vindo a expor  apenas quer contribuir para mostrar como a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL está entre nós. Como está a tocar tantas e diversificadas organizações por esse mundo fora: dos Sindicatos de Hollyood, passando pelo nosso JL, às Conversas da Cerca do Festival de Almada, ao Ministério da Cultura de França ... Queremos dar para esse empreendimento - e nisso nos temos empenhado no Elitário  Para Todos desde há muito.  Neste momento, embora o post já vá longo:


Senhor Ministro da Cultura, não fique a ver,   lance uma iniciativa semelhante à do Ministério da Cultura de França que permita debates, numa lógica da literacia de que precisamos. Leia, se ainda não leu, o JL e constate como temos gente (nossa, que é do mundo) com quem podemos aprender. Adquira desde já «direitos» para podermos usar «até à exaustão» os artigos do JL ...que até poderia entrar na organização desse encontro ...
 
____________________

 
Entretanto, sugere-se a todos e a todas que vão a correr comprar o JL. Ali a síntese de quem já andou muito para chegar a tal precisão e clareza para todos: PROFISSIONAIS DA CULTURA E DAS ARTES  e cidadãos em geral
 
____________________
 
Já agora, mais isto:
 
 

 
E lembremos:
 
*   * 
 
E querendo aplicar-se à AI o que Almeida Garrett disse para o Teatro aqui ficam as suas palavras, conforme gente do Elitário Para Todos levou à Conversa da Cerca do Festival de Teatro de Almada deste ano: 
 
 
Ou seja, temos de enfrentar a AI e companhia - mas na nossa leitura Leonel Moura e demais especialistas dizem-nos isso, nomeadamente no JL, de maneira a nosso ver «sábia»... Obrigado!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário