sábado, 13 de março de 2021

A TEIA DE REDES À LUZ DE «2019 como o Ano Nacional da Colaboração»

 

Este post teve origem num facto muito comum: a noticia vinda «da terra» da criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas  a que se refere a imagem inicial. Depois foi seguir a meada e caldeá-la com outra informação que se tinha fresca devido a outros posts,  por exemplo, relativa à designada «Rede de Teatros e Cineteatros» e ao Plano Nacional das Artes. Eis sistematizações que se foram arrumando, apelando-se agora ao «Deus das Pequenas Coisas» que nos ajude a fazer luz para se desenvolver e tirar proveito desta «espantosa realidade das coisas»:

  •  As Comunidades Intermunicipais parecem ser Unidades de Trabalho eleitas para intervenção da DGLAB na esfera das Bibliotecas Públicas - «Pretende-se incentivar a criação de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Públicas, organizadas em Grupos de Trabalho com vista ao desenvolvimento de Serviços dirigidos às populações, através de uma intervenção junto dos técnicos responsáveis pelas bibliotecas públicas e em cooperação com as Comunidades Intermunicipais (CIM) e Áreas Metropolitanas (AM). (...)». Naturalmente que tem cabimento perguntar se a mesma «filosofia» não poderia ser seguida para outras áreas, nomeadamente para as designadas «artes do espectáculo» (ou performativas, ou de palco, ou ...). Ou seja, se uma Rede Nacional de Artes (a substituir a de Teatros e Cineteatros), assente no Projeto Artístico, não devia levar a UNIDADES DE ARTES PÚBLICAS (de Teatro, de Dança, de Música, de Artes Plásticas, de ... ) por esse País fora ... a consubstanciar o SERVIÇO PÚBLICO a que temos direito.
  •  E parece que as ACADEMIAS entraram «na moda». De repente, duas - «A Academia de Liderança Colaborativa»; a «Academia PNA». Com a informação disponível na Internet, estaremos longe de atingir os conceitos que justificam a sua razão de existir, e interrogamo-nos sobre as dimensões orçamentais e fontes de financiamento - o que a nosso ver devia também constar de informação a disponibilizar nos respectivos sites. Já agora «Liderança Colaborativa», ou expressão equivalente, é temática  tratada em qualquer escola de gestão que se preze.
  • Pormenores: no site da DGLAB ao clicar-se   no ANC (Portal do Ano Nacional da Colaboração) somos dirigidos à Academia de Liderança Colaborativa. Mais: «No dia 30 de janeiro de 2020, na Sessão de Encerramento do Ano Nacional da Colaboração, presidida pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi atribuído à DGLAB o Certificado de reconhecimento pelo exemplo e reforço da cultura colaborativa na sociedade através do seu Projeto de incentivo à criação de Redes Intermunicipais de Bibliotecas (ver notícia de 31-01-2020)».

 

onde se pode ler: "Atendendo ao valor social e económico das bibliotecas municipais, como espaços públicos de cultura, informação, socialização, lazer e aprendizagem, o trabalho colaborativo entre estes equipamentos valoriza os serviços já existentes permitindo ao mesmo tempo a inovação em serviços culturais, sociais, educativos e formativos capazes de responder às necessidades das comunidades, reduzir assimetrias sociais e capacitar os diferentes públicos para a revolução digital." DGLAB.

_________________________________

Tudo isto é certamente muito virtuoso, mas o GOVERNO COLABORATIVO precisa ao mesmo tempo de ser PARTILHADO e TRANSPARENTE como tão bem foi sintetizado na Administração OBAMA.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário