«O governo da França anunciou nesta segunda-feira (15/03) que pretende devolver um quadro do pintor austríaco Gustav Klimt (1862-1918) tomado pelos nazistas de sua proprietária judia em 1938 aos herdeiros da família.
A ministra da Cultura da França, Roselyne Bachelot, afirmou que, antes, precisa ser aprovada uma lei para permitir a devolução do quadro "Rosas sob as árvores" à família da vítima do Holocausto Nora Stiasny.
A mudança na lei é necessária porque a pintura, de 1905, é patrimônio cultural inalienável da França. "Rosas sob as árvores", até agora exibida no Museu d'Orsay em Paris, é a única pintura de Klimt em poder da França, segundo Bachelot-Narquin. A decisão de devolver o quadro foi difícil, "mas é necessária, inevitável", acrescentou a ministra. A obra foi adquirida pelos nazistas numa venda forçada na Áustria em agosto de 1938. (...)». Continue a ler.
E no site do Ministério da Cultura de França:
«Announcement of the launch of the restitution procedure for G. Klimt, "Roses under trees" (Inv. RF 1980-195), held at the Musée d'Orsay» - neste endereço.
Sem comentários:
Enviar um comentário