quarta-feira, 31 de março de 2021

SILVINA PEREIRA |«Teatro Português - cinco séculos de confinamento»

 

 
 
Termina assim:«(...)Teatro é essa arte milenar cujo significado polissémico contempla um texto escrito, um edifício “lugar onde se vai para ver” e onde, simultaneamente, acontece o drama, a própria representação. Teatro quer dizer ver, olhar com atenção, perceber, viver uma experiência intensa, envolvente, inquiridora. Teatro é o lugar privilegiado de encontro entre o actor e o espectador. Teatro pode ser uma viagem de uma noite ou de uma vida inteira.

Teatro é para mim, hoje, percorrer essa terra incógnita, esses autores e obras tão diversas, que nos devolvem um passado fascinante e singular, que está na origem deste nosso presente em constante mutação.

E tal como cada livro tem o seu próprio destino, também cada povo tem a sua própria história, o seu código genético teatral, o seu “caso” colectivo em cena. Manter viva a herança teatral portuguesa, defendendo o direito de poder sentir, pensar e enunciar a arte, a ciência, a contemporaneidade e o futuro na língua portuguesa, é uma questão de defesa da diversidade cultural e linguística e de identidade».

Dia Mundial do Teatro, 27 de Março de 2021


Sem comentários:

Enviar um comentário