domingo, 28 de março de 2021

APROVEITANDO A ATMOSFERA DIA MUNDIAL DO TEATRO RELEMBREMOS O QUE NÃO TEMOS | o equivalente aos 38 CDN espalhados pelo País (França)

 

 

 


Veja aqui

 

No dia Mundial do Teatro o que é que institucionalmente nos foi dito? Como sabemos que os nossos Governantes da área da Cultura gostam de «acontecimentos» não iriam perder a oportunidade e fomos à procura - não no site do «Ministério da Cultura», já sabemos que não existe. Fizemos o circuito: Portal do Governo; o que chamam  Portal da Cultura; ao GEPAC; à DGARTES; ... Aqui estava assinalado. Já houve tempos em que era a DGARTES  (ou seja os organisms que a antecederam) que fazia a tradução da mensagem IIT ...  Mas havia mais, de facto, houve quem nos tenha chamado a atenção:  uma intervenção da Senhora Ministra no Youtube (também referido na DGARTES, como depois confirmaamos); e  a Senhora Ministra tinha feito um artigo  que saiu no DN (está disponível online). Não percebemos o(s) conceito(s) - incapacidade nossa, certamente. Bom, quanto ao artigo, dado o seu conteúdo não alcançámos em que qualidade o fez, a Senhora Ministra. A um Governante pede-se que nos fale das Politicas Públicas. Não sejamos tão exigentes, lá pelo meio, oferece o que tem para oferecer, e talvez se aplique que «quem dá o que tem a mais não é obrigado»: « A este título, o presente ano traz-nos uma notícia de esperança: o arranque da rede de teatros, cineteatros e outros equipamentos culturais por todo o país, numa iniciativa estratégica inédita do Estado central de apoio financeiro à programação de estruturas municipais (e espaços independentes) na área das artes performativas, a qual visa incrementar o desenvolvimento e a coesão territoriais, a descentralização e a redução de assimetrias regionais, valorizando e promovendo a procura e a oferta culturais».

Em  especial, ai!, aquele «inédito», com que critérios trabalhará a Senhora Ministra? Mas num Dia Mundial do Teatro o Governo talvez nos pudesse dar uma verdadeira «notícia de esperança» e dizer-nos qual é a Politica para o «Teatro e para os Espectáculos», do tipo que podemos ler no site do Ministério da Cultura de França. Não, não queremos que se copie, apenas queremos mostrar de que se está a falar ... E comparar o que é comparável, ou seja, fazer «benchmarkings».

As imagens acima querem facilitar a incursão ... Mesmo não se sabendo francês  dá para entender ... Intuitivo aquele site. Também podia ser «notícia de esperança» anunciarem que se vai criar um Ministério da Cultura digno desse nome e que vai ter um site à altura, onde o TEATRO tem o seu espaço ... Isto é, coisas básicas, sem as quaisde pouco valerão os artigos para se dizer que não se esqueceu a «efeméride» ou equivalente ... ou algo mais que não alcançamos.
 

 
 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário