terça-feira, 2 de março de 2021

RETRATOS DA TRAGÉDIA | «(...)Esta pandemia veio mostrar o caos que é a vida dos artistas e dos criadores(...)»

 

 
 Excerto:«(...) A vida de Lara Mesquita não é muito diferente. Residente no Barreiro, a atriz com formação superior também viu o seu projeto atirado para um futuro sem data devido à pandemia. Mas como o teatro não lhe garantia a subsistência, viu-se obrigada a trabalhar numa loja.

E foi este trabalho que lhe permitiu agora ter dinheiro para comer. Não conseguiu entrar para o quadro, porque esta entrou em 'lay-off', mas a prestação do subsídio de desemprego garantiu-lhe o dinheiro necessário para comer e pagar as contas.

Ter a sobrevivência garantida trouxe-lhe, porém, um senão: Não se pode candidatar a subsídios para os projetos artísticos por já estar a receber uma prestação social.

Técnico de vídeo e projecionista, Cândido Lopes, residente no Porto, é outro dos afetados pela pandemia de covid-19, encontrando-se sem trabalho neste segundo confinamento.

Com família e filhos, Cândido Lopes tenta sobreviver com os escasso 219 euros que lhe são pagos pela Segurança Social.

O pagamento de algumas despesas vai sendo atirado para quando tiver trabalho. Tanto o pagamento à Segurança Social, como a renda de casa. Porque a quantia que recebe da Segurança Social permite-lhe apenas a compra de bens de primeira necessidade e garantir o pagamento da água e da luz, como disse à agência Lusa.

"O resto das contas está todo a acumular-se e só pode ser pago quando tiver dinheiro, que nem sei bem quando vai ser", disse.

"Esta pandemia veio mostrar o caos que é a vida dos artistas e dos criadores, e não é justo, porque não estamos assim por não querermos trabalhar", sustentou.  (...)».

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário