quarta-feira, 3 de março de 2021

DISCURSO DE TOLENTINO MENDONÇA NA ATRIBUIÇÃO DO PRÉMIO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA QUE ESTE ANO O DISTINGUIU |«precisamos de entrar numa nova época da história»

 

Veja aqui

 

 Excerto:«Num parágrafo de “Humano demasiado humano”, Nietzsche escreveu: como sinal de que decaiu a valorização da vida contemplativa, os eruditos de agora competem com os homens ativos numa espécie de fruição precipitada, de modo que parecem valorizar mais esse modo de fruir do que aquele que realmente lhes convém, e que de facto é um prazer bem maior.

Os eruditos envergonham-se do ócio. De facto, o ócio, a contemplação, não é, como tantas vezes se escuta, uma fuga do mundo ou uma recusa das necessidades objetivas da existência. O que nos dissocia do mundo e da vida é antes uma erudição apressada, em vez da maturação paciente e transdisciplinar. São os ditames da produtividade, do controlo utilitarista, do imediatismo imposto às universidades, em vez dos tempos necessariamente abertos e longos que o conhecimento e a investigação científicos requerem. É o espumejar superficial daquele falar agitado que, como Nietzsche denunciou, nada tem para nos dizer.

O que nos distancia do mundo e da vida é aceitar substituir os nossos sentidos pelo consumo expedito e massivo das interpretações, tornando-nos, como viu George Steiner, uma sociedade de logocratas e comentadores, em vez de seguirmos a nossa vocação original de criadores legentes, interrogantes, exploradores, intérpretes do real. Na verdade, a contemplação é arte de nos aproximarmos de nós próprios e do mundo.

Miguel Torga testemunhava o seguinte: "Contra o aceleramento da História, um passeio no campo; não conheço outro antídoto. Diante de uma ciência que devora a própria matéria que estuda, ou de uma técnica apostada em envergonhar a nossa fisiologia - só há o recurso das hortas. (...) Andar às arrecuas, até acertar o passo com esta nossa morosa mãe que se chama natureza, calma senhora que nos olha com benévola indulgência das mães". Acertar o passo com a natureza.(...)».


 Pode ver e ouvir na integra no Youtube, no video abaixo, pelos 00:50.

 


 



Sem comentários:

Enviar um comentário