A Umbigo #77 destaca:
Exposição Mutuality, a expressão encontrada pela curadora Chus Martínez para reunir um conjunto de dez artistas apostados nas questões da reciprocidade, da partilha inter-espécies, do amor e da não-binariedade. Belén Rodríguez, Diana Policarpo, Eduardo Navarro, Heather Philipson, Isabel Lewis, Mathilde Rosier, Neha Choksi, Tabita Rezaire, Taloi Havini e Teresa Solar apresentam uma série de ensaios, projetos e reflexões sobre um mundo carente de novas formas de relacionamento e de uma construção mútua.
O Art Project Corpus Conectus (Lexicon of an Existence) de Vasco Araújo no qual o artista concebe uma espécie de mantra introspetivo e meditativo propondo uma nova via para a recentração, para o autorreconhecimento e, no limite, a aceitação do Eu. Corpus Conectus é simultaneamente uma autodeterminação e a afirmação de uma existência, seja ela qual for.
Damos destaque ao ensaio visual Viagem Nocturna de Rui Chafes, resultante do seu “encontro” com Alberto Giacometti, a convite da Fundação Giacometti, e do qual resultaram as peças La Nuit (2018) e Occhi Che Non Dormono (2020). La Nuit transmite a ideia da morte que atravessa o espaço e resulta do encontro de Chafes com a obra Le Nez de Giacometti, exibida na exposição Gris, Vide, Cris na Gulbenkian de Paris. Occhi Che Non Dormono está instalada nos jardins da Fondazione Centro Giacometti, em Stampa na Suíça. Viagem Nocturna compreende uma série de esquiços que documentam o processo criativo e indagatório do pensamento do artista para a criação das duas obras, bem como o seu resultado final.
De sublinhar aindas: o projeto Diálogos, entre Ana
Romãozinho e o Museu dos Têxteis – MUTEX, em Castelo Branco, no
qual a artista se debruça sobre o espólio industrial e cultural da antiga
Empresa de Fiação e Cardação da Corga Lda., para trabalhar as qualidades
técnicas e pictóricas da produção têxtil; o projeto Desenho, Informação
Crucial, de Eduarda Rosa, com o apoio da
Fundação Carmona e Costa; o projeto Interseções resultante do diálogo entre Inês
Nunes e a exposição D.Maria II: de princesa a brasileira a rainha de Portugal 1819-1853, com o apoio da DGPC |
Direção-Geral do Património Cultural; o projeto fotográfico de Ana
Pérez-Quiroga, Uma Casa que Seja Sua – 4+1 mulheres no seu
quotidiano artístico, ou Imagens de Troca, uma
homenagem a Julião Sarmento, organizada pela Umbigo
e pelo artista Pedro Valdez Cardoso. Saiba mais.
Sem comentários:
Enviar um comentário