segunda-feira, 14 de outubro de 2024

«PORQUE FALHAM AS NAÇÕES»| dois dos três laureados com o Prémio Nobel da Economia deste ano estudam o problema|DÃO-NOS BONS PONTOS DE PARTIDA PARA IRMOS À LEITURA DOS NOBELIZADOS E AO DEBATE | E AQUI FICA EM JEITO DE SUGESTÃO DE CONVERSA À ORDEM DOS ECONOMISTAS

 

«Porque são umas nações ricas e outras pobres? Serão os responsáveis a cultura, as condições meteorológicas, a geografia? Ou talvez a ignorância de quais são as políticas certas? Pura e simplesmente, não. Nenhum destes fatores é definitivo ou constitui um destino. Se assim não for, como explicar por que razão o Botsuana se tornou um dos países de crescimento mais rápido do mundo, enquanto outras nações africanas, como o Zimbabué, o Congo e a Serra Leoa, estão atoladas na pobreza e na violência?
Daron Acemoglu e James Robinson mostram, de uma forma conclusiva, que são as instituições políticas e económicas criadas pela humanidade que estão subjacentes ao êxito económico (ou à falta dele). Baseando-se em quinze anos de investigação, reuniram indícios históricos espantosos sobre o Império Romano, as cidades-estado maias, a Veneza medieval, a União Soviética, a América Latina, Inglaterra, Europa, Estados Unidos e África para elaborarem uma nova teoria de economia política com enorme relevância para as grandes questões atuais, nomeadamente:
- A China criou uma máquina de crescimento autoritário. Continuará a crescer a uma velocidade tão elevada que esmagará o Ocidente?
- Os melhores dias da América pertencerão já ao passado? Estaremos a passar de um círculo virtuoso, em que o esforço das elites para iluminar o poder são alvo de resistência para outro círculo vicioso, que enriquece e dá poder a uma pequena minoria?
- Qual é a forma mais eficaz de ajudar a transferir milhões de pessoas da rotina da pobreza para a prosperidade? Residirá em mais filantropia por parte das nações ricas do Ocidente?»Saiba mais.
 
*
*  * 
Leia aqui:

Daron Acemoglu, Simon Johnson e James Robinson são Prémio Nobel de Economia 2024

 

*
*  * 
 
Ainda sobre o livro acima o que disse Jared Diamond, Prémio Pulitzer, e escrito na contracapa: «tal como eu poderá lê-lo de uma vez só e, depois, poderá voltar a ele, uma e outra vez». É verdade, por aqui aconteceu/acontece o mesmo...Olá, Ordem dos Economistas, que tal umas conversas a propósito! Até se podia lançar um ciclo do tipo «UM LIVRO, UMA CONVERSA». Bom, mas conheçamos melhor os laureados:

 A síntese do que os une:«The Sveriges Riksbank Prize in Economic Sciences in Memory of Alfred Nobel 2024 was awarded jointly to Daron Acemoglu, Simon Johnson and James A. Robinson "for studies of how institutions are formed and affect prosperity".

 



Sem comentários:

Enviar um comentário