sexta-feira, 23 de abril de 2021

Antes que o dia acabe o nosso livro para este 23 de Abril | «CIDADE PARTICIPADA: ARQUITECTURA E DEMOCRACIA-OEIRAS OPERAÇÕES SAAL 1»

 


 

O PROCESSO SAAL — O GRANDE PROJECTO DE HABITAÇÃO DEMOCRÁTICA EM PORTUGAL

Experiência urbanística e social única, as operações SAAL têm início no pós‑25 de Abril e resultam de uma longa luta e reflexão colectiva das populações organizadas, juntamente com equipas multidisciplinares e em relação com os municípios.

Cidade Participada: Arquitectura e Democracia regista e documenta os processos das operações SAAL, traça o perfil das populações envolvidas e reflecte sobre a diversidade e as consequências desta imensa iniciativa arquitectónica e democrática.

«As três operações documentadas neste volume [Linda‑a‑Velha, Portela/Outurela e Carnaxide] permitem‑nos perceber o que podia ser a grande zona poente da cidade de Lisboa. Um território povoado por comunidades identitárias e inter‑relacionadas, um território no qual os assentamentos residenciais alternariam ordenadamente com zonas de recreio, de agricultura […] e industriais, no qual a maravilhosa ondulação dos montes, conservada e legível pelo cuidado com que tinha sido ocupada, teria o seu contraponto na longa linha horizontal do Atlântico.»
— Carlos Machado

COORDENAÇÃO DE RICARDO SANTOS, COM TEXTOS DE NUNO PORTAS E CARLOS MACHADO

___________________

Saiba mais. 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário