quinta-feira, 25 de abril de 2024

«Vais ao 25 de abril?»|algumas ideias «para ir»...

  

é do Robin Fior . veja aqui

 
*
*   *


 
Ouve-se, e pensamos no que significará: «Vais ao 25 de abril?». Mas foi porque o ouvimos  que nos lembrámos de trazer para aqui os jornais das imagens - não só, a nosso ver, pelas belas capas - mas porque no Avante! nos indicam  sítios onde se celebram os 50 ANOS DE ABRIL, e porque no JL   «25 de Abril, 50 anos» é o organizador da edição, e também se pode ir no «ir» - no caso ler, trabalhos a não perder. 
 
 *
*  *
 
 
Do Avante!:

«Abril e Maio de novo, com a força do povo!

Em ave­nidas, ala­medas, praças, largos, o povo toma as ruas para si para co­me­morar, em uni­dade, este «dia ini­cial in­teiro e limpo», as suas con­quistas eva­lores. Daqui re­for­çamos o apelo, como fez o Se­cre­tário-Geral do PCP (ver caixa), para a par­ti­ci­pação de todos nas co­me­mo­ra­ções dos 50 anos da Re­vo­lução de Abril em todo o País.

Em Lisboa, sob o mote «25 de Abril, agora e sempre! Fas­cismo nunca mais!», a co­missão pro­mo­tora (que en­volve par­tidos, ORT, mo­vi­mento ju­venil, e muitas ou­tras es­tru­turas) di­na­mi­zará o já tra­di­ci­onal des­file, a ter início às 15h00no Marquês de Pombal, e que, des­cendo a Ave­nida da Li­ber­dade, irá de­sa­guar no Rossio. Aqui, após as in­ter­ven­ções do re­pre­sen­tante da ju­ven­tude e de um mi­litar de Abril, irá re­a­lizar-se um mo­mento cul­tural com di­versas ac­tu­a­ções mu­si­cais.

Ainda na manhã de 25 de­cor­rerá a 45.ª Cor­rida da Li­ber­dade, com di­versos per­cursos a ter­minar na Praça dos Res­tau­ra­dores, numa or­ga­ni­zação con­junta da Fe­de­ração das Co­lec­ti­vi­dades do Dis­trito de Lisboa, da As­so­ci­ação das Co­lec­ti­vi­dades do Con­celho de Lisboa e da As­so­ci­ação 25 de Abril.

 Já no Porto, as co­me­mo­ra­ções (também or­ga­ni­zadas por uma co­missão uni­tária) terão início às 10h00, na Praça Ge­neral Hum­berto Del­gado, com jogos tra­di­ci­o­nais, a que se se­guirão, às 14h30, uma ho­me­nagem aos re­sis­tentes an­ti­fas­cistas junto do Museu Mi­litar (an­tiga sede da PIDE) e um des­file da li­ber­dade, entre o Largo So­ares dos Reis e a Ave­nida dos Ali­ados, onde de­cor­rerão con­certos co­me­mo­ra­tivos.

Em todo o País

Por todos os dis­tritos e re­giões au­tó­nomas, o povo – di­na­mi­zado por co­mis­sões e ou­tras en­ti­dades – po­derá co­me­morar, esta data que é sua. Su­bli­nhamos as se­guintes ci­dades: Coimbra, com uma ma­ni­fes­tação às 15h00 da Praça da Re­pú­blica ao Pátio da In­qui­sição; Viana do Cas­telo, com um des­file a ini­ciar na ES de Mon­ser­rate, às 15h00;Aveiro, onde um des­file tem início na ES Mário Sa­cra­mento, às 14h30; Viseu, des­file da Santa Cris­tina ao Rossio às 14h30; Braga, com uma con­cen­tração e des­file às 14h30, na Ar­cada; des­files em Be­na­vente (15h00, Praça do Mu­ni­cípio), Torres Novas (15h00, Largo da Re­pú­blica) e San­tarém (16h00, Jardim da Re­pú­blica); Nisa, com uma con­cen­tração e des­file às 10h00 na Praça do Mu­ni­cípio; Faro, onde de­cor­rerá uma ma­ni­fes­tação às 16h00 no Jardim Ma­nuel Bivar; Évora, con­cen­tração e marcha às 10h00, da Praça Gi­raldo ao Parque In­fantil; Ponta Del­gada, con­cen­tração e marcha do Largo Ca­mões às Portas da Ci­dade, às 13h30; Fun­chal, com uma marcha às 15h00; Leiria, com um des­file às 15h00, na Vila de Monte Re­dondo; Bra­gança, com uma con­cen­tração na Praça da Sé às 9h00 se­guida de ca­mi­nhada; Vila Real, onde de­corre uma con­cen­tração com mo­mentos cul­tu­rais às 15h00, no Jardim da Car­reira; Cas­telo Branco, com uma ar­ruada hoje às 21h00, no centro cí­vico; des­files em Al­mada (10h00, Praça S. João Bap­tista) e Bar­reiro (20h00 de hoje, Tor­ralta), e um jantar de de­mo­cratas em Se­túbal, n’«O Ra­mila», às 19h00; Beja, com con­certos hoje e amanhã na Praça da Re­pú­blica;con­certo no Te­atro Mu­ni­cipal da Guarda, às 21h30; Zona Ori­ental de Lisboa, com uma festa po­pular na Praça Paiva Cou­ceiro, hoje, às 19h00; ca­mi­nhada às 09h30 em Me­lides, Grân­dola; e di­versas ini­ci­a­tivas fora do País, que podem ser con­sul­tadas emwww.ins­ti­tuto-ca­moes.pt.

Entre hoje e amanhã
Além destas, muitas ou­tras ini­ci­a­tivas estão pro­gra­madas por au­tar­quias em todo o País, tais como con­certos, hoje, em Bar­rancos (Quin­talão de Festas, 22h30), Cuba (Largo Cris­tóvão Colon, 21h00), Serpa (Praça da Re­pú­blica, 21h30, além de uma con­cen­tração, no dia 25, 10h00, na Ala­meda Abade Cor­reia da Serra, se­guida de uma ar­ruada), Ar­rai­olos (Mul­tiusos, 22h30, com con­cen­tração e des­file amanhã, às 15h45, na Praça do Mu­ni­cípio), Moita (des­file com início no Largo do Mer­cado às 10h00), Viana do Alen­tejo (di­versas ac­tu­a­ções pelo con­celho), Silves (Zona Ri­bei­rinha, 21h00), So­bral de Monte Agraço (Praça Dr. Eu­génio Dias, 22h30), Avis (Au­di­tório Mu­ni­cipal «Ary dos Santos», 17h00), Al­cácer do Sal (Mon­tevil, 8h00), San­tiago do Cacém (entre o Jardim Mu­ni­cipal e o Parque Verde da Quinta do Cha­fariz, 20h00), Seixal (Parque da Quinta dos Fran­ceses, 21h30) e Se­simbra (tri­buto a José Afonso no re­cinto da Festa das Chagas, 22h).

Além destes, des­ta­camos ainda uma ini­ci­a­tiva de ciclo-tu­rismo e ca­mi­nhada às 9h00 de amanhã na Vi­di­gueira, di­versas ar­ru­adas no dia 28 em Mon­forte e, em Pal­mela, um des­file, às 15h00, na Maré Alta, no dia 25.

(...)

O artigo na integra é de acesso livre - aqui   onde se pode ver esta, ao nosso olhar, bela imagem:
 

 *
*    *
E do JL, do muito que se podia eleger:


Sem comentários:

Enviar um comentário